Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 


Química de Compostos Heterocíclicos 

Neste grupo, a investigação fundamental está fortemente associada à aplicação prática. Assim, os interesses científicos da maioria destes investigadores centram-se na síntese de compostos com potencial actividade biológica, nomeadamente várias estruturas heterocíclicas contendo azoto, oxigénio e/ou enxofre e anéis fundidos incorporando estes heteroátomos. Desenvolvem-se novos métodos e intermediários que permitam sobretudo a síntese de compostos difíceis de obter por processos tradicionais. As estruturas a sintetizar são propostas com base na sua possível actividade, por exemplo como agentes antioxidantes, anticancerígenos, antimicrobianos, tuberculostáticos ou antipsicóticos.
Os trabalhos de síntese de moléculas bioactivas são acompanhados, sempre que possível, por estudos de modelação molecular e testes de actividade biológica, realizados em colaboração com outros grupos de investigação nacionais e estrangeiros.
Alguns dos projectos em curso estão orientados para a síntese de corantes e de compostos fluorescentes ou fotocrómicos para serem usados como sensores em aplicações biológicas.


 
  © 2023 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Química Símbolo de Acessibilidade na Web D.