Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 


Licenciatura em Química

Duração oficial
- 3 anos/6 semestres/40 semanas de estudo a tempo inteiro por ano/180 créditos ECTS. Inclui um projecto individual.
Requisitos de acesso - Ensino Secundário e Provas de Ingresso: 07 Física e Química ou 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química ou 07 Física e Química e 16 Matemática.
Requisitos do programa de estudos - A Licenciatura em Química oferece uma formação sólida e de largo espectro em Química, à luz da Declaração de Bolonha e das recomendações a ela subjacentes,  permitindo a mobilidade de estudantes no Espaço Europeu do Ensino Superior. Apresenta uma estrutura inovadora com três ramos: Ramo Científico, Ramo Materiais Plásticos e Ramo Materiais Têxteis.  O 1º ano é comum e integra unidades curriculares de Química, de Matemática e de Física. O 2º ano é parcialmente comum, pelo que os alunos têm de escolher o ramo que pretendem seguir quando ingressam no 2º ano. A estrutura curricular proposta para o ramo Científico foi baseada no Eurobachelor em Química, integrando no 3º ano um conjunto de unidades curriculares opcionais e semi-opcionais. Os ramos de Materiais incluem unidades curriculares de especialidade nas áreas de Ciência e Tecnologia de Polímeros ou de Ciência e Tecnologia Têxtil. O estágio/projecto individual, realizado no último semestre, pode desenvolver-se em ambiente académico ou industrial, dependendo do ramo da Licenciatura, do perfil do aluno e da sua intenção de prosseguir para um segundo ciclo de formação.
Acesso a um nível de estudos superior - O grau de Licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados, nos termos descritos em NARIC/Reconhecimento+Académico/Suplemento+ao+Diploma/.
Estatuto profissional - A Licenciatura em Química tem como objectivo formar profissionais aptos a intervir numa grande diversidade de indústrias, em laboratórios de análise, em empresas de comercialização de produtos e equipamento científico e de consultadoria e nas carreiras de ensino e de investigação.

Local de Funcionamento: Campus de Gualtar, Braga

Director(a) de Curso:
Maria Arlete de Morais Queirós

Coordenador(es) ECTS:
Maria Fátima Malveiro Bento

escolha o plano

Química – Ramo Científico
Química – Ramo Materiais Plásticos
Química – Ramo MateriaisTêxteis

Nome:  Maria Arlete de Morais Queirós
Departamento:  Departamento de Química
Telefone:  +351253604053
Fax: +351253678983
email:
aqueiros@quimica.uminho.pt
URL: http//www.quimica.uminho.pt


 
  © 2022 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Química Símbolo de Acessibilidade na Web D.