Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 



Intercâmbio de alunos

Nos últimos anos o modelo educativo tem convergido para uma perspetiva internacional e muitos estudantes têm aproveitado as excelentes oportunidades disponíveis para estudar, por um período de 3 a 6 meses, numa universidade de outro país da comunidade europeia. Este período de estudo numa universidade estrangeira oferece aos alunos uma experiência valiosa num ambiente novo com desafios e recompensas. Além das vantagens óbvias relativamente à melhoria de competências linguísticas, os participantes podem adquirir novas referências científicas e culturais que os habilitarão a participar, com maior eficácia, num ambiente académico/industrial europeu. Os alunos da Universidade do Minho têm possibilidade de participar nos programas de mobilidade, sendo apoiados pelos Serviços de Relações Internacionais da universidade no Campus de Gualtar
Programa ERASMUS+ 
O Programa ERASMUS+ é um programa de ação comunitária no domínio da aprendizagem ao longo da vida que oferece aos estudantes a possibilidade de efetuarem um período de estudos/estágio numa outra Universidade/empresa Europeia, com reconhecimento académico (como parte integrante do programa de estudos da universidade de origem) ou sem reconhecimento académico (no caso dos estágios extracurriculares ou estágios para recém-graduados).
A mobilidade no âmbito do Programa ERASMUS+ poderá ocorrer de acordo com os seguintes enquadramentos:
- Período de Estudos Erasmus: realização de período de estudos numa outra Universidade europeia parceira;
- Estágio Erasmus: realização de um estágio em ambiente empresarial.
Importa mencionar que os alunos poderão beneficiar destes dois enquadramentos, inclusive no mesmo ano letivo, desde que separados por pelo menos um dia. Constituem, portanto, oportunidades complementares de mobilidade internacional.
O Departamento de Química tem atualmente acordos bilaterais com diferentes universidades parceiras em diversos Países (Áustria, Espanha, França, Grécia, Itália, Turquia, Suécia, Inglaterra, República Checa, entre outros).
Coordenador Departamental: Isabel Correia Neves (ineves@quimica.uminho.pt)

O SRI, Serviços de Relações Internacionais (gri@gri.uminho.pt
), organiza sessões de divulgação durante o período de candidaturas, onde são esclarecidas as dúvidas em relação aos programas de mobilidade. Para mais informações, contactar o Coordenador no Departamento ou o SRI.

 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Química Símbolo de Acessibilidade na Web D.