Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 



Programa Doutoral em Química

O programa de doutoramento em Química é o resultado de uma parceria estratégica entre os Departamentos de Química da Universidade do Minho (UMinho), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e da Universidade de Vigo (UVigo), que têm colaborado em projetos de investigação conjuntos. Este novo programa de doutoramento irá proporcionar aos alunos uma base sólida nas principais áreas da Química actual, com ênfase particular para as áreas de materiais funcionais e da descoberta de novos fármacos. Ao combinar a experiência e os recursos materiais disponíveis em cada instituição, este programa de doutoramento irá reforçar as colaborações em projetos de investigação já existentes. Irá igualmente permitir o estabelecimento de novas parcerias em áreas de vanguarda da Química,proporcionando aos doutorandos o conhecimento e o empreendedorismo necessário para se integrarem no mercado de trabalho ou para criarem novas empresas. Este programa pretende assim credenciar profissionais de Química que irão constituir agentes valiosos para o desenvolvimento sustentado da região Norte de Portugal e Galiza.

O programa pretende igualmente incentivar e desenvolver a capacidade dos alunos para realizar trabalho de investigação científica original e criativo, para que possam atingir padrões elevados de qualidade nas diferentes áreas de inserção profissional, incluindo instituições académicas.

Durante o programa de doutoramento em Química os estudantes terão oportunidade de:

- Participar em atividades de investigação avançadas e interdisciplinares em Química;

- Integrar-se num ambiente científico estimulante no âmbito de projetos de investigação, que promovam a aprendizagem, a discussão e a criação de novas ideias;

- Desenvolver capacidades para comunicar de forma concisa e clara (oral e escrita) as conclusões dos seus trabalhos científicos, tanto a especialistas como ao público em geral;

- Desenvolver capacidades que lhes permitam atualizar e continuar a sua formação autonomamente. 

A estrutura do programa de doutoramento inclui um primeiro ano flexível, com várias unidades curriculares oferecidas pelas quatro universidades que cobrem as principais áreas da química atual, bem como tópicos interdisciplinares. Estas unidades estão agrupadas em dois módulos principais:Química Física e Analítica e Química Orgânica. As unidades curriculares poderão ser lecionadas sob a forma de aulas teóricas, seminários ou cursos avançados intensivos. Os dois anos seguintes serão dedicados ao desenvolvimento de um projeto de investigação, preferencialmente interdisciplinar e co-supervisionado por professores ou investigadores dos core teams de duas das universidades do consórcio, e à redação da tese de doutoramento. O programa inclui também uma contribuição de formação transversal multidisciplinar.

O grau de doutoramento será obtido como resultado deco-tutela. Este tipo de doutoramento é regulado por acordos interinstitucionais (assinados previamente pelos Reitores da UMinho, UTAD USC e UVigo) e implica o recrutamento comum dos alunos, a matrícula dos alunos numa das duas instituições portuguesas do consórcio (sendo cobradas as propinas apenas numa delas), supervisão dupla em duas das instituições do consórcio, períodos obrigatórios de estudo e pesquisa noutra das universidades do consórcio, e reconhecimento dos diplomas emitidos por cada uma das universidades do consórcio após uma única defesa da tese de doutoramento.

Local de funcionamento e supervisão:

Os alunos serão incentivados a integrarem-se em projetos interdisciplinares que envolvam preferencialmente dois supervisores de diferentes universidades do consórcio. Um dos supervisores será o supervisor principal e o outro o co-supervisor. Poderá ser designado um segundo co-orientador (docente, investigador de pós-doutoramento ou industrial) de uma universidade parceira, laboratório ou empresa. Esta situação será permitida sempre que exista uma ligação formal com o laboratório da universidade ou empresa em questão, através de um programa de investigação conjunta ou colaborativa, com a aprovação do consórcio. Serão realizados períodos obrigatórios de estudo e investigação numa outra universidade do consórcio. O grau atribuído será reconhecido por todas as instituições do consórcio, após uma única defesa da tese de doutoramento.

Doutoramento em Ciências

O Departamento de Química oferece um Doutoramento em Ciências, na especialidade de Química, o qual não inclui componente letiva, baseando-se unicamente em trabalho de investigação desenvolvido de acordo com um projeto de doutoramento e orientado por um ou mais docentes/investigadores.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Química Símbolo de Acessibilidade na Web D.