Opções (a escolher entre várias)
Ciência e Tecnologia de Análise Química
Métodos de amostragem. Técnicas de análise (volumetria, gravimetria,
cromatografia, espectrofotometria, espectrometria, métodos
electroanalíticos e térmicos). Análise de superfícies e sólidos (XRF,
microscopia electrónica). Discussão dos métodos e exemplos ilustrativos
de aplicação.
Moléculas que mudaram o Mundo
Perspectiva histórica de vários produtos naturais de estrutura complexa
e biologicamente activos. Propriedades, métodos de síntese e exemplos
de aplicação de produtos naturais que actuam como produtos cosméticos e
perfumes, aditivos alimentares, fármacos, corantes e têxteis naturais e
sintéticos, venenos e antídotos químicos, borracha e polímeros naturais
e sintéticos.
Supermercado: uma visão química
Química na lavandaria: sabões; detergentes para roupa; outros agentes
de limpeza. Química na cozinha: manteiga, margarina e outras gorduras,
óleos; química na confecção de alimentos. Química e cosméticos:
shampoo; cremes para a pele; desodorizantes e anti-transpirantes; pasta
de dentes; protectores solares; perfumes.
Sondas e sensores
Funcionamento de transdutores comuns (e.g. ópticos, térmicos e
electroquímicos). Constituição e funcionamento de sensores químicos
(e.g. oxigénio, Ca2+, F-, pH). Constituição e funcionamento de
biossensores (e.g. glucose, ureia). Aplicação de sensores e
transdutores no estudo cinético e termodinâmico de sistemas químicos.
Educação em Ciências em Contextos Informais
Contextos formais, não formais e informais de aprendizagem: conceitos,
características e inter-relações. Ambientes informais de aprendizagem:
potencialidades, limitações e implicações para o ensino formal das
ciências; os museus e centros de ciência; as instituições de
investigação científica, os laboratórios e a indústria; os shows e as
feiras de ciência; os parques de diversões. Representações do
conhecimento científico no quotidiano: origens, potencialidades e
implicações didácticas; ciência na televisão, no cinema e na rádio;
ciência na imprensa; ciência na Internet e em CD-Rom; ciência em
revistas, em livros juvenis e em livros de divulgação científica;
ciência na publicidade.