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Ciência e Tecnologia de Análise Química
Métodos de amostragem. Técnicas de análise (volumetria, gravimetria, cromatografia, espectrofotometria, espectrometria, métodos electroanalíticos e térmicos). Análise de superfícies e sólidos (XRF, microscopia electrónica). Discussão dos métodos e exemplos ilustrativos de aplicação.

Moléculas que mudaram o Mundo
Perspectiva histórica de vários produtos naturais de estrutura complexa e biologicamente activos. Propriedades, métodos de síntese e exemplos de aplicação de produtos naturais que actuam como produtos cosméticos e perfumes, aditivos alimentares, fármacos, corantes e têxteis naturais e sintéticos, venenos e antídotos químicos, borracha e polímeros naturais e sintéticos.

Supermercado: uma visão química
Química na lavandaria: sabões; detergentes para roupa; outros agentes de limpeza. Química na cozinha: manteiga, margarina e outras gorduras, óleos; química na confecção de alimentos. Química e cosméticos: shampoo; cremes para a pele; desodorizantes e anti-transpirantes; pasta de dentes; protectores solares; perfumes.

Sondas e sensores
Funcionamento de transdutores comuns (e.g. ópticos, térmicos e electroquímicos). Constituição e funcionamento de sensores químicos (e.g. oxigénio, Ca2+, F-, pH). Constituição e funcionamento de biossensores (e.g. glucose, ureia). Aplicação de sensores e transdutores no estudo cinético e termodinâmico de sistemas químicos.

Educação em Ciências em Contextos Informais
Contextos formais, não formais e informais de aprendizagem: conceitos, características e inter-relações. Ambientes informais de aprendizagem: potencialidades, limitações e implicações para o ensino formal das ciências; os museus e centros de ciência; as instituições de investigação científica, os laboratórios e a indústria; os shows e as feiras de ciência; os parques de diversões. Representações do conhecimento científico no quotidiano: origens, potencialidades e implicações didácticas; ciência na televisão, no cinema e na rádio; ciência na imprensa; ciência na Internet e em CD-Rom; ciência em revistas, em livros juvenis e em livros de divulgação científica; ciência na publicidade.


 
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