Educação em Ciências em Contextos Informais
Contextos formais, não formais e
informais de aprendizagem: conceitos, características e inter-relações.
Ambientes informais de aprendizagem: potencialidades, limitações e
implicações para o ensino formal das ciências; os museus e centros de
ciência; as instituições de investigação científica, os laboratórios e
a indústria; os shows e as feiras de ciência; os parques de diversões.
Representações do conhecimento científico no quotidiano: origens,
potencialidades e implicações didácticas; ciência na televisão, no
cinema e na rádio; ciência na imprensa; ciência na Internet e em
CD-Rom; ciência em revistas, em livros juvenis e em livros de
divulgação científica; ciência na publicidade.
Bibliografia
1. Abrantes, J. (Ed.) (2005). A imprensa, a radio e a televisão na escola. Istituto de Inovação Educacional, Lisboa.
2. Braund, M., Reiss, M. (Eds) (2004). Learning Science Outside the Classroom, Routledge-Falmer, London.
3. Falk, J. (2001). Free-choice Science Education: How we learn outside of school, Whalesback Books, Washington.
4. Gregory, J., Miller, S. (1998). Science in Public: Communication, Culture, and Credibility. Plenum, New York.
5. Leinhardt, G., Crowley, K., Knutson K., (Eds.) (2003) Learning conversations in museums. Mahwah NJ: Erlbaum.
6. Naylor, S., (2000) Concept cartoons in science education. Sandbach: Millgate House.