Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 

Ozono - a camada que nos protege

A atmosfera terrestre é dividida em várias camadas diferentes, de acordo com a composição, a variação da temperatura e da altitude. A troposfera é a camada mais ativa, no que diz respeito a acontecimentos visíveis - relâmpagos, vulcões, ... - dão-se todos nesta camada. Acima da troposfera temos a estratosfera, que é constituída por azoto, oxigénio e ozono.
O ozono que serve para impedir que os raios ultra violeta (UV) nocivos atinjam a superfície terrestre é um produto de uma sequência de reações exotérmicas provocadas pela radiação UV proveniente do Sol.

Formação: O2 + fotão (UV) ---> O + O

                 O + O2 ---> O3 + calor

Destruição: O3 + fotão (UV) ---> O2 + O

A formação e a destruição do ozono por processos naturais fazem parte de um equilíbrio dinâmico que mantém uma concentração deste gás constante na estratosfera.
Entretanto, desde os anos 60 do séc.XX tem-se observado a existência de outros mecanismos que provocam a destruição/diminuição da camada de ozono na estratosfera, sejam estes naturais ou devido à ação do homem. O que é esta camada e que mecanismos são estes que provocam perturbações no nosso dia a dia?

Palestra proferida pela Doutora Isabel Correia Neves, com a duração de 50 minutos.

Data: A combinar em função da disponibilidade
Local: Departamento de Química, Campus de Gualtar, Braga.
Publico Alvo: Alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos).
Nº alunos por grupo: uma turma por sessão.

Voltar


 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Química Símbolo de Acessibilidade na Web D.