Universidade do MinhoEscola de Ciências    
 
  Universidade do Minho
www.quimica.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 


Concurso de Fotografia: “Olhares Analíticos”

O Concurso de Fotografia “Olhares Analíticos” tem como principal objetivo o desenvolvimento do interesse pela fotografia e a divulgação científica na área da Química através de fotografias obtidas pelos alunos.
O regulamento do concurso foi homologado pelo Conselho Pedagógico da ECUM no ano letivo 2012/13.
Podem participar alunos e ex-alunos do Mestrado em TCAQ da Universidade do Minho, com um máximo de duas fotografias. As fotografias devem ser em formato "landscape" (JPEG ou TIFF); resolução mínima de 300 dpi e máximo de 10 Mb.
Na avaliação dos trabalhos submetidos a concurso serão considerados os seguintes critérios: enquadramento e relevância no tema geral da Química Analítica; originalidade; composição estética; qualidade fotográfica. O período de aceitação de fotografias decorre até dia 26 de maio de 2019.

A entrega dos prémios será efetuada no dia 6 de junho de 2019 pelas 11h30 no Anfiteatro do Departamento de Química da Universidade do Minho.

<<O regulamento do concurso pode ser consultado aqui>>


As fotografias devem ser enviadas para o endereço:  mtcaq.uminho.contacto@gmail.com




Edições anteriores


A exposição das fotografias submetidas ao concurso Olhares Analíticos 2016 decorreu de 30 de maio a 16 de junho de 2016 no B-Lounge da BGUM em Gualtar. Os resultados foram anunciados no dia 17 de junho de 2014 durante o IV Encontro em TCAQ realizado no Complexo Pedagógico II no Campus de Gualtar. O prémio da melhor fotografia foi atribuído a Bárbara Fernandes.  

A exposição das fotografias apresentadas ao concurso Olhares Analíticos 2015 decorreu de 15 a 30 de junho 2015 na Biblioteca Geral da Universidade do Minho em Gualtar. Os resultados foram conhecidos a 6 de junho e o prémio foi atribuído à fotografia intitulada "Cromatograma" da autoria de Carolina Macedo.


 

   
O concurso de fotografia Olhares Analíticos 2014 decorreu de 17 de fevereiro a 17 de abril de 2014 e os resultados foram anunciados no dia 6 de junho de 2014 durante o III Encontro em TCAQ no Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar.
A fotografia vencedora, da autoria de Patrícia Ribeiro,  intitulada "Fractal de cobre" representa a produção de fractais através da electrodeposição de metais, utilizando um anel de cobre (pólo positivo) e um fio de cobre (pólo negativo) sobre um papel de filtro saturado com uma solução equimolar de H2SO4 e CuSO4 (potencial aplicado 0 - 25 V).

                                 
 


O 2º concurso de fotografia decorreu de 17 de fevereiro a 17 de abril de 2013 e os resultados foram anunciados no dia 6 de junho de 2013 durante o jantar comemorativo do V aniversário do Mestrado.
A fotografia vencedora, da autoria de Filipa Oliveira Gomes,  intitulada “Extração do Ibruprofeno usando SPE em amostras de água de rio", foi tirada no âmbito da sua bolsa de investigação no projeto de investigação: “Cefalópodes: Benefícios e riscos do seu consumo; Avaliação das respostas dos biomarcadores à poluição orgânica", no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).


   
O 1º concurso de fotografia decorreu de janeiro a maio de 2012, tendo concorrido os alunos do 2º ano do Mestrado.
A fotografia vencedora, da autoria de Marta Alexandra Mendes Salgado, foi tirada no âmbito do seu Projeto Individual intitulado: “Avaliação da migração a partir de biberões alternativos aos de policarbonato”, realizado no Laboratório de Embalagem da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.


  © 2024, Universidade do Minho