Universidade do MinhoEscola de Ciências    
 
  Universidade do Minho
www.quimica.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 


Teses de Mestrado

De acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei nº74/2006, Artigo 20º), os alunos durante o 2º ano desenvolvem um Projeto Individual que pode consistir numa dissertação de natureza científica ou num trabalho de projeto originais, ou ainda na realização de um estágio de natureza profissional objecto de um relatório final.
Uma percentagem significativa dos alunos do mestrado em TCAQ tem desenvolvido as teses em empresas/laboratórios que estabeleceram protocolos de cooperação com a direção do mestrado.

As teses de Mestrado concluídas estão apresentadas segundo a formatação: "Título da tese", Nome do aluno (Local de realização), mês e ano da defesa da tese.

Caracterização de elétrodos de carbono funcionalizados com derivados de perileno”, NelsonAlexandre da Silva Pereira (DQ), março 2015.

Estudo de resíduos farmacêuticos em lamas de ETARs: uso de extração acelerada por solvente (ASE) seguida de análise de cromatografia líquida de alta eficiência e deteção por espetrometria de massa (UPLC/MS/MS)”, Alexandra Martins Mota (IAREN -Instituto de Água da Região Norte), fevereiro 2015.

Análise instrumental de produtos agroalimentares. Técnicas cromatográficas”, Helena Daniela Gomes da Costa (Silliker Portugal, S.A.), dezembro 2014.

Análise instrumental de produtos agroalimentares. Técnicas Espetrofotométricas”, Soraia Raquel Cravo Gomes (Silliker Portugal, S.A.), dezembro 2014.

Desenvolvimento de Métodos para a Quantificação de Emissão de Radiação Infravermelha (IV)”, Maria João Braz Lopes (CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais eInteligentes), novembro 2014.

Aplicações de líquidos iónicos como eletrólitos”, João Pedro Sampaio Mendes (DQ), novembro 2014.

Catálise mono e bimetálica uma via alternativa sustentável no tratamento de efluentes”, Cátia ManuelaAntunes Freitas (DQ e FEUP), setembro 2014.

An environmental approach using niobium supported on zeolites for the catalytic acetalization of glycerol”, Carla Sofia da Cunha Ferreira (Catalytic Spectroscopy Laboratory, Instituto de Catálisis y Petroleoquímica, CSIC, Madrid, Espanha), setembro 2014.

Controlo da qualidade aplicado ao processo de fabrico do papel de embalagem kraftliner”, SandraPereira dos Santos (Europac Kraft Viana, S.A.), setembro 2014.

Interação Laboratório Químico e produção (Análise de desvios)”, Ana Isabel B. Machado Rego (Carvema Têxtil, Lda), setembro 2014.

Síntese e propriedades fotofísicas de novos derivados fluorescentes de benzofenoxazina enaftofenoxazina”, Marcello Martins T. Carvalho (DQ), maio 2014.

Oxidação de alcenos utilizando nanocatalisadores preparados em zeólitos”, Otília Teresa A. Rodrigues (DQ), dezembro 2013.

Desenvolvimento de nanocompósitos de Polianilina/zeólitos: avaliação das suas propriedades físicas e estruturais”, Susana Vanessa A. Palmeira (Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil), dezembro 2013.

Aplicações eletroquímicas baseados em líquidos iónicos”, Maria João Carneiro Neto (DQ), dezembro 2013.

Study and control of the contiSeal Proces: Mixing and Application”, Maria Beatriz Barata Simões (Continental Mabor - Indústria dePneus SA), dezembro 2013.

Métodos físico-químicos para análise de águas e alimento”, Maria João Vilela Malheiro (Castro, Pinto & Costa, Lda), novembro 2013.

Desenvolvimento de um sistema de libertação controlada de fármacos baseado em PHB”, Jéssica Jesus Galvão Fernandes (DQ), setembro 2013.

Desenvolvimento e validação de métodos para a caracterização de vinhos por eletroforese capilar”, Cláudia Tatiana Freitas Vieira (Instituto dosVinhos do Douro e do Porto, I.P.), setembro 2013.

Análise do perfil químico e determinação quantitativa de mitrafilina e ácido clorogêncio por HPLC em folhas da espécie medicinal Uncaria tomentosa (Rubiaccae)”, Daniel Santos Pereira (Instituto de Tecnologia em Fármacos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil), julho 2013.

Desenvolvimento de novas metodologias para a determinação de dienos conjugados em naftas processuais”, José Carlos Mendonça Rebelo (BP Oil España, Castellón, Espanha), julho 2013.

Implementação e validação de um método analítico para a determinação de valor-k de homopolímeros de policloreto de vinilo, segundo a norma ISO 1628-2:1998”, Fabiana Teixeira de Sousa (Companhia Industrial deResinas Sintéticas, CIRES, Lda.), julho 2013.

Controlo dos ensaios às matérias-primas”, Adriana Regina L. Gonçalves (CAMAC - Companhia Nacional de Borrachas, S.A.), julho 2013.

Validação de métodos analíticos alternativos a métodos de referência para a determinação de poluentes atmosféricos de fontes fixas”, Liliana Patrícia F. Carneiro (Enarpur, Estudos Atmosféricos e Energia, Lda.), março 2013.

Desarrollo, optimización de etapas de preparación de muestra y del posterior análisis mediante técnicas de separación, de contaminantes de origen natural presentes em matrices biológicas”, Janete Clara Dias Vieira (D. Química Analítica y Alimentária, Universidade de Vigo, Espanha), janeiro 2013.

Validação de um método analítico para a determinação de cloreto de vinilo residual em resinas de policloreto de vinilo (PVC) segundo a normaISO 24538:2008", Ana Patrícia V. Alvar Moura (Companhia Industrial de ResinasSintéticas, CIRES, Lda.), dezembro 2012.

Validação de um método multi-resíduos, baseado no QuEChERS, para análise por GC-TOF/Ms e GC-IDT/MS”, Elizete Maria Semedo Cardoso (INRB - Instituto Nacional de Recursos Biológicos), dezembro 2012.

Catalisadores nanoestruturados com nanotubos de carbono para remoção de poluentes em águas residuais”, Mara Sofia da Fonseca Pinto (DQ), dezembro 2012.

Estudo e caracterização de revestimentos obtidos por lacagem, para aplicação em caixilharia exterior”, Sheila Mara Mazzuco C. Falcão (Alumínios Ibérica, S.A.), dezembro 2012.

Métodos para avaliação de artigos e embalagens para alimentos em silicone”, Ana Margarida Mateus Castro (Dep. Embalagem, ESB da U. Católica), setembro 2012.

Thermal and UV stability of PLA nanocomposites”, Andreia Isabel daSilva Araújo (DQ e DEP), setembro 2012.

Avaliação da migração a partir de biberões infantis alternativos ao policarbonato”, Marta Alexandra M. Salgado, (Dep. Embalagem, ESB da U. Católica), setembro 2012.

Realização de estudos de conformidade de um teste rápido”, Ana Elisabete Silva Fernandes (Castro, Pinto & Costa, Lda), julho 2012.

Análise de pesticidas em vinhos por GC-MS e LC-MS”, Ernestina Mendes de Barros (DQ), julho 2012.

Membranas baseadas em polímeros naturais e lantanídeos”, Rita Daniela Barros Leones (DQ e ITQB/UNL), junho 2012.

Encapsulamento de fármacos em zeólitos para utilização no tratamento do carcinoma colorretal”, Natália Sofia Brandão Vilaça (DQ e ICVS), junho 2012.

Desenvolvimento de embalagens alimentares poliméricas com propriedades antimicrobianas”, Liliana Sofia Peixoto Ferreira (DQ, DB e Amcor Flexibles Portugal, Lda), junho 2012.

Redução  electroquímica indireta de haletos insaturados utilizando metodologias não poluentes”, Arminda do Rosário M. Pereira (DQ), janeiro 2012.

"Desenho e construção de um (bio)sensor com capacidades sensoras em alimentos", Cecília Teixeira (DQ e D Química Analítica y Alimentária, Universidade de Vigo, Espanha), dezembro 2011.

"Determinação da anatoxina-a em amostras de águas por SPME-GC/MS", Paula Pereira (DQ e D Química Analítica y Alimentária, Universidade de Vigo), novembro 2011.

"Cimentos ósseos - Desenvolvimento de cimentos ionoméricos parcialmente degradáveis", Filipa Gomes (DQ e 3Bs), novembro 2011.

"Preparação e caracterização de electrólitos poliméricos para aplicação em dispositivos", Raquel Alves (DQ), setembro 2011.

"Desenvolvimento de um fio de sutura degradável baseado em PLLA com libertação controlada de fármacos", Juliana Dias (DQ e DF), setembro 2011.

"Desenvolvimento de membranas de quitosano para libertação controlada de fármacos", Daniela Correia (DQ), setembro 2011.

"Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos de PVDF/zeólitos para aplicações tecnológicas", Renato Gonçalves (DQ e DF), setembro 2011.

"Análise térmica de fibras têxteis", Magda Virgínia Borges da Silva (DQ), dezembro 2010.

"Análise de antioxidantes em alimentos por LC-MS", Joana Margarida Oliveira Ribeiro (DQ), outubro 2010.

"Desenvolvimento de um método para a avaliação da capacidade antioxidante", Juliana Filipa Gouveia Marques (DQ), outubro 2010.

"Desenvolvimento de um método de análise de pesticidas na indústria vitivinícula", Sara Sofia Marques Fernandes (Vinália - Soluções de Biotecnologia para a Viticultura), outubro 2010.

"Implementação e validação do método cromatográfico (HPLC) para análise de HAP em águas", Andreia Mónica Mendes Pereira do Vale Carvalho (Pimenta do Vale Laboratórios, Lda.) setembro 2010.

"Síntese e avaliação de análogos heterocíclicos da asparagina como sensores químicos de catiões com importância biológica, ambiental e analítica", Cátia Isabel Canavezes Esteves (DQ), dezembro 2009.

  © 2022, Universidade do Minho