Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 





Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química

Este Mestrado em Química é um curso estruturado de acordo com as orientações decorrentes do Processo de Bolonha, tendo sido registado pela Direção Geral do Ensino Superior. O Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química entrou em funcionamento no ano letivo 2008/09.
A Química Analítica é essencial para o bem-estar social e económico apresentando diversas aplicações não só na área da Química mas também da Biologia, da Ecologia e da Indústria. Os métodos de caracterização e análise desempenham um papel central tanto na investigação científica, como na área do controlo ambiental e da qualidade. Nas indústrias química, farmacêutica, alimentar, cosmética, têxtil, de polímeros, entre outras, os métodos instrumentais de caracterização e análise são, por conseguinte, imprescindíveis no controlo das matérias-primas, na avaliação do processo e na qualidade dos produtos finais. As técnicas de caracterização e análise química são ainda muito importantes em sectores como a saúde e a investigação forense. Deste modo, os domínios da Química Analítica e Estrutural continuam em grande expansão, sendo de prever um acentuado aumento da empregabilidade nesta área.

Este Mestrado foi submetido a avaliação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Em março de 2015, o Conselho de Administração da A3ES,seguindo as recomendações da comissão de avaliação externa, acreditou sem restrições, o Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química por um período de seis anos.

No relatório elaborado pela comissão de avaliação externa é referido que:

“O curso tem os objetivos bem definidos, a sua estrutura está bem organizada,…”

“…os estudantes são inseridos nas atividades de investigação,…”

“O curso tem boas relações com o sector privado,reconhecendo este o alto nível de preparação e as competências dos futuros e presentes graduados .”

     



 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Química Símbolo de Acessibilidade na Web D.