Objetivos
O ciclo de estudos em Técnicas de Caracterização e Análise Química (TCAQ) pretende aprofundar e complementar os conhecimentos adquiridos num primeiro ciclo de formação em Química ou áreas afins, no âmbito das metodologias e técnicas de caracterização e análise mais avançadas.
O primeiro e segundo semestres são constituidos por uma componente letiva em que é dada ênfase à importância da análise instrumental para a resolução de problemas atuais em áreas diversas. As unidades curriculares estão organizadas de modo a incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexão, criatividade e inovação, permitindo que os formandos desenvolvam e adquiram competências visando a melhoria no seu desempenho em trabalho de grupo, na adaptação a novas tecnologias, na capacidade de comunicação, num quadro de uma aprendizagem e formação ao longa da vida. No segundo ano será desenvolvido um projeto em que o aluno face a um problema concreto tem de ser capaz de o analisar e encontrar a metodologia adequada para a sua resolução, pondo também em prática os conhecimentos já adquiridos. De acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 74/2006, Artigo 20.º), este projeto, adiante designado por Projeto Individual pode consistir numa dissertação de natureza científica ou num trabalho de projeto originais, ou ainda na realização de um estágio de natureza profissional objeto de um relatório final.
Como objectivos gerais deste curso, pretende-se que os alunos:
i) Adquiram uma base teórica atualizada de diversos métodos avançados de análise e caracterização;
ii) Adquiram uma preparação prática alargada nas principais áreas da Química Analítica e Estrutural;
iii) Desenvolvam competências na resolução de diversos problemas de análise em amostras naturais, em áreas de reconhecida importância;
iv) Desenvolvam competências no domínio da determinação estrutural de moléculas com graus de complexidade diversos por aplicação das técnicas de Análise Estrutural adequadas;
v) Adquiram competências nas técnicas de análise de dados, de validação e de implementação de métodos analíticos;
vi) Desenvolvam capacidades para comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a um público de especialistas como de não especialistas.